Aprendizado...
Todo o aprendizado no circo foi ministrado por seu mestre, Roberto Tápia. Membro da família tradicional circense “Os Tapias Voadores”, uma família de origem chilena com grande importância e reconhecimento nos circos do Brasil e do mundo.
E quando Sandro Fontes iniciou seu aprendizado no circo, ele nunca mais parou. Aprofundou-se na linguagem do palhaço tradicional de circo e de aluno se tornou profissional, aos 14 anos de idade. Então começa a trabalhar com a família de seu mestre, Roberto Tápia, onde trabalhou por muitos anos em diversos espetáculos, alguns em lonas e em projetos externos da Academia Brasileira De Circo e Circo Spacial.
Doutores da Alegria...
Alguns anos depois trabalhando com a linguagem circense, Sandro instruído pelo seu mestre, Roberto Tápia, busca novas formações e conhecimentos sobre a máscara do palhaço, então aos 18 anos, ele conhece a escola de “Formação Para Jovens” dos Doutores da Alegria.
Foram dois anos de intenso estudo sobre o teatro e a máscara do palhaço, com diversas disciplinas como: Jogo Cênico, Improvisação, Commedia Dell’arte, Máscara Neutra, Música, Cultura Popular Brasileira e a Linguagem do Palhaço no Teatro e na Rua.
Uma carreira de sucesso...
Depois de formado no curso dos Doutores da Alegria, Sandro continua trabalhando e buscando mais conhecimento. Estudou no Clã – (Centro de Estudos das Artes Cômicas) com Cida Almeida e Francesco Zigrino (Itália). Também teve a oportunidade de estudar com grandes nomes do teatro e do circo nacional e internacional como: Norman Taylor (Inglaterra), Denise Namura (França, Brasil), Bete Dorgam, Bete Lopes, Leris Colombaioni (Itália) e Fernando Chacovachi (Argentina). Em uma outra ocasião, através de um projeto no Centro de Memória do Circo, teve a honra de estudar com alguns dos palhaços mais influentes na história do circo no Brasil, Picoly, Picolino, Pururuca, Chuchu e Florcita.
TV e uma carreira promissora...
Outro grande salto em sua carreira foi poder trabalhar na linguagem da televisão, gravando seis programas no “Quintal da Cultura” (Canal Cultura). Integrando o elenco da Orquestra Modesta, que no ano de 2018 lançou o CD “Canções Para Pequenos Ouvidos” (Selo SESC), exercendo a linguagem da música e do palhaço.
Sandro Fontes atualmente integra desde 2007, o elenco dos Doutores da Alegria de São Paulo, Cia 2Dois, Trupe Irmãos Atada e Orquestra Modesta. Tem espetáculos premiados e reconhecimento pela crítica de teatro e circo de São Paulo.
Prêmios:
“Senhor Dodói” - Doutores da Alegria - Direção Ângelo Brandini - 2008. O espetáculo recebeu da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) o prêmio de Melhor Direção Musical de Teatro Infantil e o prêmio Coca-Cola FEMSA na categoria de melhor roteiro adaptado.
“Antes Do Dia Clarear” – Cia 2 Dois – 2015 - Direção Fernando Escrichi e Ronaldo Aguiar – Prêmio APCA 2015, Espetáculo de Palhaçaria – 2 indicações ao Prêmio FEMSA – Atuou como ator e palhaço.
“Canções Para Pequenos Ouvidos” – 2017 - Orquestra Modesta – Direção Geral Fernando Escrich, CD lançado pelo Selo SESC, Prêmio APCA de Direção, atuação como músico e palhaço.
Hoje aos 33 anos de idade e com 20 anos de carreira, atuou em diversas montagens e espetáculos como palhaço, ator, músico, diretor, diretor musical, aderecista, ensaiador e professor de reprises clássicas do circo.