Aprendizado...


Todo o aprendizado no circo foi ministrado por seu mestre, Roberto Tápia. Membro da família tradicional circense “Os Tapias Voadores”, uma família de origem chilena com grande importância e reconhecimento nos circos do Brasil e do mundo.

E quando Sandro Fontes iniciou seu aprendizado no circo, ele nunca mais parou. Aprofundou-se na linguagem do palhaço tradicional de circo e de aluno se tornou profissional, aos 14 anos de idade. Então começa a trabalhar com a família de seu mestre, Roberto Tápia, onde trabalhou por muitos anos em diversos espetáculos, alguns em lonas e em projetos externos da Academia Brasileira De Circo e Circo Spacial.

My Image

Doutores da Alegria...

​​​​​​​

Alguns anos depois trabalhando com a linguagem circense, Sandro instruído pelo seu mestre, Roberto Tápia, busca novas formações e conhecimentos sobre a máscara do palhaço, então aos 18 anos, ele conhece a escola de “Formação Para Jovens” dos Doutores da Alegria.

Foram dois anos de intenso estudo sobre o teatro e a máscara do palhaço, com diversas disciplinas como: Jogo Cênico, Improvisação, Commedia Dell’arte, Máscara Neutra, Música, Cultura Popular Brasileira e a Linguagem do Palhaço no Teatro e na Rua.

My Image

Uma carreira de sucesso...

Depois de formado no curso dos Doutores da Alegria, Sandro continua trabalhando e buscando mais conhecimento. Estudou no Clã – (Centro de Estudos das Artes Cômicas) com Cida Almeida e Francesco Zigrino (Itália). Também teve a oportunidade de estudar com grandes nomes do teatro e do circo nacional e internacional como: Norman Taylor (Inglaterra), Denise Namura (França, Brasil), Bete Dorgam, Bete Lopes, Leris Colombaioni (Itália) e Fernando Chacovachi (Argentina). Em uma outra ocasião, através de um projeto no Centro de Memória do Circo, teve a honra de estudar com alguns dos palhaços mais influentes na história do circo no Brasil, Picoly, Picolino, Pururuca, Chuchu e Florcita.

My Image

TV e uma carreira promissora...

Outro grande salto em sua carreira foi poder trabalhar na linguagem da televisão, gravando seis programas no “Quintal da Cultura” (Canal Cultura). Integrando o elenco da Orquestra Modesta, que no ano de 2018 lançou o CD “Canções Para Pequenos Ouvidos” (Selo SESC), exercendo a linguagem da música e do palhaço.
Sandro Fontes atualmente integra desde 2007, o elenco dos Doutores da Alegria de São Paulo, Cia 2Dois, Trupe Irmãos Atada e Orquestra Modesta. Tem espetáculos premiados e reconhecimento pela crítica de teatro e circo de São Paulo. 

​​​​​​​Prêmios:


“Senhor Dodói” - Doutores da Alegria - Direção Ângelo Brandini - 2008. O espetáculo recebeu da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) o prêmio de Melhor Direção Musical de Teatro Infantil e o prêmio Coca-Cola FEMSA na categoria de melhor roteiro adaptado.


“Antes Do Dia Clarear” – Cia 2 Dois – 2015 - Direção Fernando Escrichi e Ronaldo Aguiar – Prêmio APCA 2015, Espetáculo de Palhaçaria – 2 indicações ao Prêmio FEMSA – Atuou como ator e palhaço.


“Canções Para Pequenos Ouvidos” – 2017 - Orquestra Modesta – Direção Geral Fernando Escrich, CD lançado pelo Selo SESC, Prêmio APCA de Direção, atuação como músico e palhaço. 



Hoje aos 33 anos de idade e com 20 anos de carreira, atuou em diversas montagens e espetáculos como palhaço, ator, músico, diretor, diretor musical, aderecista, ensaiador e professor de reprises clássicas do circo.

My Image

Sandro Fontes iniciou sua carreira artística com apenas 12 anos de idade, na zona sul de São Paulo no bairro do Grajaú. Foi matriculado no Projeto “Enturmando Circo Escola Grajaú”, seu primeiro contato com a arte, foi com as aulas de Fanfarra tocando diversos instrumentos de percussão. Logo após um ano de curso, infelizmente o professor de fanfarra teve que se ausentar das aulas e então Sandro escolheu outra área para seguir, as aulas de Circo.

Foi aí que Sandro Fontes se identificou como artista. No Circo desenvolveu diversas habilidades, como malabarismo, perna de pau, chicote, cama elástica, acrobacias e também aéreos como trapézio parado e quadrante.  Logo após dois anos de treinamento físico, Sandro começa a arte da “palhaçaria clássica” e aí foi seu primeiro contato com a máscara do palhaço.
​​​​​​​


Release

Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Sandro Fontes, basta acessar o seu Currículo Artístico clicando neste botão.

My Image